Gênesis Cap. 40, 41 e 42

B’reshit – Gênesis Cap. 40, 41 e 42

——- Considerações Importantes! ——-

Em todo o antigo Oriente Médio, acreditava-se que os sonhos tinham um significado prático para a vida diária das pessoas e nações, e que a correta interpretação poderia ajudar decisivamente quem tivesse sonhado a compreender o futuro. Deus sempre usa os elementos históricos, sociais e culturais dos povos para se revelar a Ele. Assim o Senhor estava preparando o caminho para a ascensão do jovem, até então, desprezado, escravo e prisioneiro José.

Somente Deus pode interpretar os sonhos de modo verdadeiro e exato. Sob a direção de Deus, José se apresenta, como servo do Senhor para tornar conhecida a revelação contida naqueles sonhos. Israel é o povo profético de Deus, por meio do qual a revelação divina chega às nações.

Deus fez com que Faraó ordenasse a soltura e permanente liberdade de José.

Existe um paralelismo estreito entre a figura de José e Jesus.

************

A fome levou o povo a buscar alívio e solução em José, também a humanidade, de modo geral e em qualquer época da história, especialmente em nossos dias, necessita do “verdadeiro Pão do Céu” que é o único antídoto contra a morte eterna.

A provisão divina é mais do que suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades vitais.

Quando os irmãos de José subiram ao Egito, José os reconheceu mas não foi reconhecido por eles. Assim está acontecendo nos dias de hoje. Jesus reconhece seus irmãos, mas estes não O reconhecem ainda. A partir desse momento, vamos perceber a estratégia usada por José. Creio que a mesma estratégia será usada por Jesus, quando este se der a conhecer aos seus irmãos, o povo judeu.

A estratégia que José empregou para que seus irmãos o reconhecessem no devido tempo foi extremamente inteligente. José se lembrou dos sonhos quando se via com seus irmãos, estando acima deles, liderando-os. José já havia entendido que Deus queria sua família a salva da fome. José sabia muito bem qual era seu papel e a razão pela qual ele agora tinha todo poder para ser o governador daquele país estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>