Gênesis Cap. 25, 26 e 27

B’reshit – Gênesis Cap. 25, 26 e 27

——- Considerações Importantes! ——-

Rebeca assim como Sarai era estéril, mas Deus havia feito promessa a Abraão, de que multiplicaria a sua descendência, vemos o poder de Deus agindo sob os patriarcas, quando suas esposas não poderiam ter filhos, Deus age, assim dando-lhes descendência.

Rebeca engravida de gêmeos, no dia em que nasceram primeiro saiu Esaú, em seguida saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú. (significado dos nomes: Jacó = “aquele que segura o calcanhar”, “aquele que tira vantagem sobre os outros” / Esaú = “cabeludo”)

Jacó compra o direito de primogenitura do seu irmão, aproveita que seu irmão estava muito cansado do campo e com muita fome oferece um guisado de lentilha em troca do direito de primogenitura. Jacó, esperto, entendeu que ele, nas suas fraquezas não iria ganhar a benção da geração porque era carnal.

************

Sobrevindo fome à terra, Isaque tentou sair, seguindo os passos do pai, mas Deus o impediu de ir ao Egito, assim sendo Isaque ficou em Gerar. Cometeu o mesmo erro do pai, fazendo sua esposa se passar por irmã. O rei Abimeleque vê Isaque acariciando Rebeca e ficou indignado. Mas depois de revelado o incidente e a verdade se estabelecer, também Isaque foi tremendamente próspero na terra. A Palavra diz que ele plantava e colhia cento por um, e isso era visível aos olhos do rei e do povo. Há um conflito com o povo pois começaram a ter inveja, mas o rei o procurou e fez uma aliança de paz.

*************

Tendo Isaque envelhecido, e não podendo mais enxergar chamou a Esaú para apanhar uma caça e preparar uma comida saborosa, para que assim ele coma e o abençoe antes de morrer. Rebeca ouviu, e sabendo da profecia antes dita, entendeu que pelo tipo de vida que Esaú levava, ele não poderia deter a benção da geração, porque o povo de Deus já nasceria contaminado pelos pagãos. (Esaú casou-se com hetéias, as quais trouxeram para Isaque e Rebeca amargura de espírito)

Então , mandou Jacó pegar dois cabritos do rebanho e preparou uma saborosa comida, como Isaque apreciava. Depois tomou a roupa de Esaú e com ela vestiu Jacó, cobrindo-lhe as mãos e o pescoço com uma pele de cabrito, para enganar o pai, porque este tentaria reconhecer Esaú pelo odor e pelo tato.

Isaque abençoou Jacó, Jacó queria a benção para ele, porque cria na promessa de Deus. Ele lutou desde o nascimento por ela. Então, foi passada essa benção por gerações e gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>